Para assinalar o Dia Mundial da Criança, o Serviço Educativo da Casa da Música apresenta “Verne - 20 mil músicas submarinas”, um espectáculo que tem como ponto de partida a icónica obra de Júlio Verne, 20 mil léguas submarinas, escritor francês pioneiro na escrita de ficção científica, país tema da programação de 2012.

“Verne - 20 mil músicas submarinas” vai contar com duas apresentações públicas, culminando o projecto artístico e formativo com o mesmo nome, que vai envolver cerca de cinquenta professores. Imersos no imaginário do consagrado autor o palco encher-se-á de música com a ajuda de instrumentos-escultura onde predominam sonoridades recheadas de aventura.

Os artistas, finalistas da formação homónima - professores e educadores revelam neste concerto o seu lado performativo muitas vezes adormecido. Durante a formação os participantes são desafiados a empregar novas metodologias e estratégias de ensino na sala de aula que são partilhadas durante as sessões, paralelamente são arquitectados os momentos deste espectáculo aquático. Ao leme estão Ricardo Batista, António Serginho e Paulo Coelho de Castro. Palavras de Mário Alves e elementos cénicos de Patrícia Costa.

sábado, 31 de março de 2012

Objectos Sonoros

Papel de rebuçado:
Simular chuva (ou outros) – valorização do “simples”;
Simular sons marítimos sobre gravação.
Saco:
Efeitos - mar, calcar folhas secas, ritmo.
Garrafas-chuva:
Efeitos – chuva, granizo, mar, pássaros a voar, ritmo (com uma ou duas garrafas a bater uma na outra).
Garrafas-torcidas:
Efeitos – chão a ranger, porta a abrir, cadeira ou berço de baloiço, barcos (ranger dos cascos).
Tubos de água:
Efeitos: turbinas, motores.
Vasos:
Ambiências melódicas aleatórias – possibilidade de criar sonoridades “mágicas”/” mistério”.

Sem comentários:

Enviar um comentário