Para assinalar o Dia Mundial da Criança, o Serviço Educativo da Casa da Música apresenta “Verne - 20 mil músicas submarinas”, um espectáculo que tem como ponto de partida a icónica obra de Júlio Verne, 20 mil léguas submarinas, escritor francês pioneiro na escrita de ficção científica, país tema da programação de 2012.

“Verne - 20 mil músicas submarinas” vai contar com duas apresentações públicas, culminando o projecto artístico e formativo com o mesmo nome, que vai envolver cerca de cinquenta professores. Imersos no imaginário do consagrado autor o palco encher-se-á de música com a ajuda de instrumentos-escultura onde predominam sonoridades recheadas de aventura.

Os artistas, finalistas da formação homónima - professores e educadores revelam neste concerto o seu lado performativo muitas vezes adormecido. Durante a formação os participantes são desafiados a empregar novas metodologias e estratégias de ensino na sala de aula que são partilhadas durante as sessões, paralelamente são arquitectados os momentos deste espectáculo aquático. Ao leme estão Ricardo Batista, António Serginho e Paulo Coelho de Castro. Palavras de Mário Alves e elementos cénicos de Patrícia Costa.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Os timoneiros do projecto

António Serginho
Percussionista. Compositor. Esteve envolvido no espectáculo “Caixa de Música”, com música de Arrigo Barnabé, encenação de Ricardo Pais e produção do Teatro Nacional S. João; “Steel Drumming toca José Afonso”, um projecto do Drumming – Grupo de Percussão; Composição e Direcção Musical do espectáculo “Beiras”, com textos de Gil Vicente, encenação de Nuno Carinhas e produção do Teatro Nacional S. João; percussionista da banda Zelig; teclista/percussionista do projecto a solo de Nuno Prata; inegrou o prjectoe: "Sidewalk Cartoon”, de Bernardo Sassetti com o Drumming; Músico/Actor no espectáculo “O Retábulo das Maravilhas”, com encenação de Lígia Roque para o Teatro Universitário do Porto; baterista dos Tchakare Kanyembe. Músico/Actor no espectáculo “UBUs”, com encenação de Ricardo Pais, canções originais de Sérgio Godinho e produção do Teatro Nacional S. João. Músico/Actor no espectáculo “Tó Limpeza”, composto e encenado por Dalga Larrondo para o Festival Portogofonias, uma produção do Teatro Nacional S. João; Membro activo do Drumming – Grupo de Percussão, com o qual apresentou diversos projectos/espectáculos em todo a Península Ibérica; baterista/teclista dos dagUida. Frequentou o IV Curso de Formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música, co-líder do movimento Retimbrar; formador dos workshops de Percussão Tradicional Portuguesa da Casa da Música; formador/facilitador do grupo de percussionistas da "Stopestra"; co-criador musical e intérprete do espectáculo "Histórias Suspensas 2.0" um espectáculo da Associação Radar 360º; direcção musical, actor e músico do espectáculo "Quase Nada" co-produção da PELE, Associação de Surdos do Porto, Serviço Educativo do Teatro Campo Alegre e Serviço Educativo da Casa da Música,

Paulo Coelho de Castro
Músico com diversos discos editados em diferentes áreas desde o pop/rock, jazz, fado e world music. Professor de Ensino da Música nas AEC em Gondomar, desde 2006. Formador na área da Construção Instrumentos Musicais - Objectos Sonoros e de Cursos EFA – Animação Sociocultural e Técnicas de Acção Educativa. Frequentou o V Curso de Formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música. Formador do Som da Rua, do Serviço Educativo da Casa da Música. Professor de Bateria em várias escolas de música nomeadamente na Escola de Jazz do Porto entre 1995 e 2001. Frequentou a "Acção de Formação em Teatro - Espectáculo 2010" e "Oficina de Interpretação: Acções Físicas A Unidade Psicofísica" no ENTREtanto Teatro. Integra o Projecto Educação pela Arte promovido pela Companhia Instável, desde 2004. É colaborador dos "be-dom" - percussão alternativa e um dos responsáveis pelo Projecto Artístico e Ambiental Per.Cri.Arte. Colabora regularmente com os grupos de teatro Ponto Teatro, Fora D´Horas e Cabeças no Ar e Pés na Terra. Precursor dos projectos Criatividade para ter Juízo e do Lixo Ensemble.

Ricardo Baptista
Professor de educação musical, co-fundador e coordenador do ProjectArte - plataforma de dinamização cultural do Ag. Vert. de Escolas Dr. Leonardo Coimbra (filho), no Porto. Frequentou o II Curso de Formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música. Formador/Facilitador em diversos projectos do serviço educativo da Casa da Música: “Ritmos do Mundo”, “Orquestra do Dia - Dia Mundial da Música”, “Sonópolis”, "Orquestra de Famílias Reais". Líder do naipe de teclados & sopros da “Stopestra”. Concebeu e dinamizou o “workshop de exploração musical” na École de Musique de la Ville d'Echternach, no Luxemburgo. Docente da disciplina de “Gestão de Projectos Musicais” no Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras. Concebeu e coordena o projecto "GuimarãesPlay" da Guimarães2012 - Capital Europeia da Cultura.

2 comentários:

  1. Bem, mesmo sem microfone interior e já que parece que o pessoal anda tímido para começar a mandar umas "postas" aqui vai:
    Antes de mais...obrigado ao serviço educativo por mais um projeto pois tem permitido reencontrar e trabalhar com pessoas a todos os níveis espetaculares ;)
    Quanto ao projeto em si, realmente a obra daria para um sem fim de ideias e espetaculos pelo que será uma grande responsabilidade "tentar conseguir passar" a mensagem a mais de 1000 crianças e que se divirtam connosco.
    Lembrei-me do filme Castelo Andante várias vezes pela analogia do castelo com o nosso submarino e das nossas fontes inspiradoras. Penso que é um filme que nos pode dar dicas de alguns aspetos mágicos que resultam. Até breve http://www.youtube.com/watch?v=0zfxUkfkT9k&feature=related

    ResponderEliminar
  2. Vou tentar ver o filme até à próxima sessão.
    Obrigado e Abraço, Luís!

    Ricardo Baptista

    ResponderEliminar